segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

BARCELONA - UM EXEMPLO DENTRO E FORA DE CAMPO

Em tempo de verdadeira adoração ao bom futebol praticado pelo Barcelona, e com toda a justiça, diga-se, resolvemos mostrar que o maior Clube do mundo, não é um exemplo só pelos belos gols e maravilhosas jogadas, mas também pela forma como trata seus torcedores e o forte incentivo para que as pessoas se associem.

O Barcelona joga bonito também fora das quatro linhas. Associação de torcedores é tratada como prioridade, e, para isso, são muitos os benefícios concedidos aos sócios, que vão desde os direitos relacionados à descontos na compra de ingressos e produtos do Clube, como o direito de votar e ser votado e participar da vida política do Clube. Talvez por isso que o Barça se tornou um dos clubes com maior quantidade de associados em todo o mundo. Em 2009 o Clube espanhol estava em segundo lugar no ranking, com um total de 165 mil sócios, perdendo apenas para o Benfica de Portugal, que tinha 171 mil.

E há um detalhe importante: o direito de votar é tratado como principal atrativo para os torcedores. O Barcelona entende a força da torcida, e sabe que o apoio dos sócios é fundamental para o crescimento do Clube.

Tivemos acesso a um panfleto utilizado pelo Clube para promover e convocar os torcedores a se associar. O folheto é de 2003, e mostrar que a preocupação em agregar sócios não é algo tão recente. Os dirigentes do Barcelona já vislumbravam que o caminho para o crescimento estava diretamente ligado a ampla participação do torcedor na vida do Clube, e não simplesmente na exploração da sua capacidade de lotar estádios. O resultado, todos nós estamos vendo.

Confiram o panfleto de associação do Barcelona:


É esse tipo de exemplo que os dirigentes do Bahia precisam seguir. Um caso inegável de sucesso. O Bahia tem potencial para alçar vôos maiores, e, para isso, é necessário abrir o Clube para a participação da sua torcida, nas mais diversas esferas. O torcedor pode e deve influenciar nas principais decisões do Clube, afinal, a torcida é a causa de existir do nosso querido Esquadrão. Democracia e transparência, sem isso, o desenvolvimento do Bahia estará sempre limitado.

Nossa luta continua!

2 comentários:

Leo disse...

Pobre E. C. Bahia que terá mais três anos de gestão de Marcelinho Guimaraes, não ficará impune a esta escolha. Foi perdida a oportunidade de modernizar o seu estatuto e dar um passo importante que aproximaria o Bahia dos modelos de gestão mais exitososos atualmente como o do Barcelona que foi bem analisado pela Revolução Tricolor. Por sua vez, os conselheiros optaram por Marcelinho Filho, Marcelinho Pai, Ruy Accioly e suas séries de enganações, onde fizeram uma promessa de campanha no mandato passado e não cumpriram e o grupo ainda nutre pretensões políticas, talvez pq imaginam que a nossa sociedade seja a extensão do atual conselho deliberativo do clube omisso e sem espirito público. O torcedor é a razão de ser do clube e é importante para aquele que se associa o direito de participar diretamente da sua vida política. Fazer um plano de sócio torcedor que atraia o torcedor para mais próximo do clube através do direito ao voto no presidente. Pena que essa realidade no Bahia ainda seja um "sonho de uma noite de verão" pelo menos fica a esperança, uma vez que no livro de Shakespeare existe um final feliz de uma história de amor.

Anônimo disse...

PORRA MERMÃO!!!!!!!!!!
NA SEMANA DO BAxVI PORRA????? TÃO DE SACANAGEM COM A GENTE????? QUEREM FUDER O BAHIA PORRA??
Mostraram que os SEUS interesses individuais foram postos à frente dos interesses do Glorioso Esporte Clube Bahia. Agora se fuderam, não ganham mais eleição nenhuma, mesmo que ela aconteça. CAMBADA DE RUBRO-NEGRO DO CARALHO!!! Isso é coisa de rubro-negro, não de quem torce para o Bahia voltar a ser o que era...hipócritas!!