segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

BAHIA E BARCELONA

Confira abaixo um texto interessante escrito por André de Santana e publicado no fórum do site ecbahia.com
"O Barcelona é um clube que representa a liberdade do povo catalão, e que expressa o orgulho de um povo. O clube sempre foi usado como instrumento de liberdade da nação catalã, e por isso se tornou tão forte.

O EC Bahia sempre foi (de certa forma) um meio de representação dos baianos, e sempre encarnou a nossa revolta contra os times sulistas. Esses que sempre tiveram mais receitas e foram alçados a uma posição superior por causa do poder midiático.

A solução encontrada pelo Barcelona para vencer esse poderio midiático de Madri foi voltar-se para si mesmo e trazer o povo para perto do clube. Desta forma o Barcelona se tornou um dos clubes que mais possuem associados no mundo, e nunca ficou na dependência de dinheiro de patrocínio e de televisão para ter uma receita forte e que respeitasse as tradições do clube. Inclusive até pouco tempo atrás o Barcelona não tinha patrocínio na camisa. No momento que eles finalmente resolveram colocar uma marca na camisa, eles colocaram a UNICEF, e pasmem, PAGARAM, para que a marca fosse estampada no seu peito. Hoje em dia claro, com o poder midiático crescendo cada vez mais, eles se viram "forçados" a aceitar um primeiro acordo de patrocínio na historia do clube. Mas até nesse ponto, eles procuraram mostrar que tem decência, honestidade, honradez e responsabilidade social. Eles associaram a sua marca a "Qatar Foundation", uma associação sem fins lucrativos que financia centros de excelência com o objetivo de ajudar no desenvolvimento humano.

Será que nos poderíamos utilizar o exemplo do Barcelona no nosso esquadrão? No meu ponto de vista sim.

Se o EC Bahia, através dos seus dirigentes, se voltasse para a sua torcida, poderia alcançar vôos até agora inimagináveis para um time fora dos grandes centros sulistas do país. O Bahia poderia seguir o exemplo do Barcelona e trazer a torcida para dentro do clube. Nós temos como modelo o Internacional de POA, que se inspirou no modelo catalão e já se encontra entre os clubes que possuem os maiores números de associados do planeta. Durante anos os times de POA (particularmente o Inter) enviaram pessoas para Barcelona para estudar a forma como o marketing é tratado por la. Inclusive existe até uma universidade do futebol para se aprender como lidar com o principal cliente do clube que são os seus apaixonados torcedores. Se essa mentalidade fosse colocada em pratica, as cotas de TV, da camisa e de material esportivo, com o passar dos anos, teriam cada vez menos impacto dentro do orçamento do clube, e o torcedor ficaria cada vez mais satisfeito porque poderia ver o seu amado clube defendendo as cores não só do seu time, mas também do seu estado e da sua cultura!

Enquanto o EC Bahia continuar tratando os seus próprios torcedores como cidadãos de segunda categoria, sem direitos, mas com muitos deveres (ir ao estádio e pagando por um espetáculo pífio, comprando produtos caros e de qualidade questionável, não questionando o clube nem nas vitorias nem nas derrotas etc...) o Bahia será sempre refém dos seus próprios métodos e da sua total falta de valores. Valores esses que estão incrustados diretamente no peito dos catalães e que é simbolizado pelo escudo do hoje "campeão do mundo" FC Barcelona. É por essa mentalidade de coletivo que em Barcelona eles dizem que o FC Barcelona é “més que un club”!"

Um comentário:

Anônimo disse...

PORRA MERMÃO!!!!!!!!!!
NA SEMANA DO BAxVI PORRA????? TÃO DE SACANAGEM COM A GENTE????? QUEREM FUDER O BAHIA PORRA??
Mostraram que os SEUS interesses individuais foram postos à frente dos interesses do Glorioso Esporte Clube Bahia. Agora se fuderam, não ganham mais eleição nenhuma, mesmo que ela aconteça. CAMBADA DE RUBRO-NEGRO DO CARALHO!!! Isso é coisa de rubro-negro, não de quem torce para o Bahia voltar a ser o que era...hipócritas!!