terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

VERGONHA E VERGONHA

O Bahia de hoje é uma vergonha ou falta vergonha ao Bahia de hoje?
A vergonha que o Bahia é hoje está entranhada no sentimento de sua torcida com relação aos fatos: derrotas inacreditáveis, goleadas humilhantes, títulos em campos desaparecidos, títulos protestados em crescimento vertiginoso, rebaixamentos, elencos medíocres, perda das características históricas de raça, superação e conquistas.
A falta de vergonha que o Bahia é hoje está representada pela prática, comportamento e conseqüências de uma gestão autoritária, obsoleta, derrotada e destruidora. Um modo de direção que se arrasta há mais de 30 anos e que arrasta o clube para o mais lodoso, fétido, falido e arrasado momento. Um estilo de dirigir que prima pela falta de transparência, pelas mentiras e pela fuga às soluções óbvias.
Vivemos mergulhados em uma azeda e fatal sopinha de letras que mais parece, pelos seus efeitos, o resultado de um desastre da natureza. É um tal de PM, MG, MGF, RA, PB embaralhados e misturados em suas incompetências que não há a menor diferença entre eles. São incapazes de prezar e fazer soar forte um nome simples e antigamente poderoso, mas que hoje só ecoa na lembrança de seus torcedores: BAHIA.
Se vergonha tivessem esses dirigentes não fariam a torcida passar tanta vergonha. Eles, que certamente já não fazem parte da torcida porque não têm a menor consideração por ela, não sabem o que é esse sentimento de vergonha, afinal eles não têm nenhuma vergonha. É uma vergonha essa falta de vergonha.
Gregório de Mattos, poeta baiano do século XVII conhecido pela sua poesia crítica e irônica, descreveu nos versos abaixo a cidade de Salvador, conhecida então com a cidade da Bahia:

Que falta nesta cidade?................Verdade
Que mais por sua desonra?...........Honra
Falta mais que se lhe ponha..........Vergonha.

O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
numa cidade, onde falta
Verdade, Honra, Vergonha.


Basta substituir a palavra “cidade” por “clube” e teremos um retrato não mais da cidade da Bahia e sim do Bahia.
Se houvesse vergonha no Bahia o seu presidente, a sua diretoria e o seu conselho deliberativo renunciariam já. Para que a torcida deixe de passar vergonha e para que o clube ainda possa ter possibilidade de existir no futuro.

15 comentários:

Unknown disse...

PQ o Bahia ñ contrata Índio ex-Vitória?

Elder disse...

Infelizmente, eles se perpetuarão no poder enquanto não fizermos algo.
Muitos torcedores apoiam a causa da Revolução Tricolor, bem como de outros movimentos, causa esta que é em prol do nosso Bahia.
Peço à Fernando Jorge, Rui Cordeiro e à outros tricolores influentes e de prestígio que lutem e tentem de todas as formas alterar o estatuto do clube, através de medidas judiciais (inclusive com o apoio do Ministério Público), porque só com eleições diretas é que haverá mudanças substanciais. O Bahia não tem dono! Nós, a massa, é quem temos o direito de participar da vida do clube. Já ficou provado: como está o Bahia só afundará! Abraços.

Agnaldo Santos disse...

ESTAR HAVENDO UM GRANDE EQUIVOCO COM RELACAO AO PAULO MARACAJA POIS FOI NA SUA GESTAO QUE A TORCIDA DO BAHIA TEVE GRANDES ALEGRIAS E CONQUISTA SEM CONTAR O RESPEITO QUE TINHAMOS EM AMBITO NACIONAL PORTANTO SE RETRATEM COM ESTE INCONE.SEUS BABACAS

Elder disse...

Caro Agnaldo, olhe para frente! O que passou, passou. Agradecemos aos que fizeram do Bahia um grande clube no passado, mas estes já não possuem meios democráticos e administrativos condizentes com o futebol atual. Eu vivo é do presente. Tenho uma filha pequena que ouve o hino do Bahia e vai ao delírio por causa disto. Ela ainda não viu e nunca sentiu o Bahia ser campeão. Acorde. Se continuar assim, seremos realmente o Jaia! Pelo visto, você deve ser mais um ignorante no sentido literal da palavra, ao se exaltar com palavras de ofensa. Não precisamos de você. Precisamos é dos verdadeiros tricolores. Que venha o Ministério Público, e que implemente, junto com o Judiciário, um regime democrático dentro de nosso Bahia. Leia a Constituição Federal e saberás o que digo. Além de cidadão, sou torcedor do Bahia, o glorioso Esquadrão, e quero votar em meu presidente, e não no que está ilicitamente no cargo!

Anônimo disse...

Raro ler sabias palavras e encontrar torcedores lucidos... Parabéns pelas palavras... belo texto!

Abraços.

Anônimo disse...

O Bahia vive hoje em um regime de ditatura, ou não é?
Para tanto, é preciso uma revolução. Sugiro que as pessoas que escrevem em seus blogs,convidar o torcedor ir ao Pituçu no domingo, comprar o ingresso e não adentrar ao estádio. Esta será a primeira forma de protesto, portanto, vamos pedir ao " o que o não sei o quê ", que deixe a presidência para quem sabe administar uma empresa que tem um ativo vivo, ou seja, a sua própria torcida, somente ela poderá tirar o clube da situação que está. Lembro que o Internacional construiu seu estádio com o apoio da sua torcida.
Eberhardo

Anônimo disse...

MEU CARO ELDER! COM CERTEZA VOCE NAO ESTAVA NAQUELE MARAVILHOSO 110.0000 MIL PAGANTES POR ISSO VOCE ME PEDE PARA OLHAR PARA FRENTE, VOCE DEVE SER UM TIPO DAQUELES TORCEDOR QUE INVADIU O GRAMADO COMETEU AQUELE VANDALISMO QUE SO RESULTOU NO PREJUIZO AO BAHIA COM ESTA GESTAO E COM ESTES TIPO DE TORCEDOR QUE NEM VOCE NAO VEJO FUTURO COM ESTA MERDA NA PRESIDENCIA QUE SO PENSA EM IMAGEM.VOCE COMO ELE DEVE FAZER PARTE DE ALGUM GRUPO POLITICO POR ISSO ESTE MOVIMENTO ESTAR A TANTO TEMPO E NUNCA RESOLVEU NADA.

marcel disse...

vamos fazer uma campanha online pela democratização do clube. façam um petição no site http://www.petitiononline.com/ e vamos divulgar nos blogs. Com as assinaturas sendo enviadas para o e-mail de MGF, da diretoria e dos conselheiros.

RT disse...

Caro Elder,

primeiramente parabens pela sua visão e pela sua palavra. Vejo em você um "Revolucionário Tricolor".
Você está correto, a luta tem que ser em todas as esferas, de todas as pessoas, anônimos ou famosos, de arquibancada, de organizadas, enfim, de todos...
A REvolução Tricolor estará sempre lutando pelos interesses legitimos do ESPORTE CLUBE BAHIA, buscando afastar aqueles que so fazem mal ao clube.
Desde já o convidamos para nossa próxima reunião. Fique de olho no site, lá você pode conferir o calendário das nossas reuniões.
Saudações Tricolore.

RT disse...

Prezado Agnaldo,

entendemos sim quem o Sr. Paulo Maracajá tem grendes serviços preestados ao Bahia.
Contuso, é impossível negar que ele perdeu o "bonde da história".
Ele poderia ter deixado o clube no momento correto, e teria hoje uma imagem irretocada perante a torcida.
Infelizmente ele não o fez e, como consequência, ele hoje tornou-se um símbolo da derrocada tricolor.
A Revolução Tricolor entende que não há mais espaço para dirigentes "abnegados", futebol é um negócio, e por isso precisa ser gerido por um profissional competente.

Saudações Tricolores

Leandro Fernandes disse...

Agnaldo,

O ex-presidente do flamengo Marcio braga ganhou o titulo brasileiro de 2009.

Mas perdeu a eleição para uma mulher, isso é que é preciso pra o Bahia!!!

No bahia não aconteceu esta alternacia no poder e por conta da sede de poder do proprio Maracajá!!!

ROBERTO CALFA disse...

É TRISTE MAIS O TEXTO REVELA COM PRECISÃO CIRUGICA O ATUAL MOMENTO QUE VIVE O CLUBE( UM ATUAL MOMENTO QUE JÁ DURA PELO MENOS DEZ ANOS). A NOSSA ESPERANÇA CONSISTE SIMPLSIMENTE NA RENUNCIA DESTES COVEIROS , ABUTRES , URBUS, SEI LÁ O QUE TUDO DE PODRE E NEFASTO QUE POSSA EXITIR. FORA CORJA MG, MGF, PM, RA PB. EXIGIMOS ELEIÇÕES DIRETAS SEM FILTRO.

ROBERTO CALFA disse...

BABACA É VC AGNALDO QUE COM CERTEZA COM UMA DECLARAÇÃO DESTA, VC DEMONSTRA QUE NÃO QUER O BEM DO BAHIA. SERÁ QUE VC NÃO É DA TURMA DO LIXO LÁ DE CANABRAVA? DEVE SER.

Edmundo disse...

Nada acontece por acaso, a situação do Bahia é o retrato fiel do que é hoje a torcida do Bahia, uma torcida passiva e omissa!

Edmundo disse...

Sem esta de culpar o MGF, que sabemos que é herdeiro da incompetência do pai e de toda corja que se perpetuou no Bahia por interesses próprios. O que temos que fazer é buscar meios legais na justiça e mudar de uma vez por todas a política no clube.
O E. C. Bahia pertence a nação tricolor e nunca a grupos fechados de oportunistas, nós torcedores temos a obrigação de democratizar o clube, para que um dia os nossos filhos e netos possam um dia ver um Bahia forte.
PODEM ACREDITAR, TUDO QUE ACONTECE NO BAHIA É CUPLA DA SUA PRÓPRIA TORCIDA, ISTO É FATO INCONTESTÁVEL!