terça-feira, 15 de setembro de 2009

RT ATENTA E PRESENTE NA ULTIMA REUNIÃO DE CONSELHO

A Revolução Tricolor requeriu e foi atendida pela direção do Bahia a presenciar como ouvinte a reunião do Conselho Deliberativo do clube feita pra esclarecer a desapropriação da sede de praia.

Segue então pra todos os sócios o depoimento de Lucas França, membro da RT que esteve presente na reunião:

A reunião começou 18:36, e para minha surpresa que eu não sabia de seu retorno ao Brasil, Nestor Mendes era um dos presentes na reunião. Cada conselheiro recebeu um documento com algumas explicações sobre a negociação, tentei pegar um, mas não deixaram, com alegação de que era apenas para os conselheiros, no final não achei nenhum dando sopa, para pegar.

Fizeram a composição da mesa, o presidente Marcelo Guimarães Filho, o presidente do Conselho Deliberativo Rui Acioly, Raimundo Prado (salve engano é o contador), e as advogadas do setor imobiliário, Doutoras Rita Martins e Silvana Cedraz.

A Doutora Rita começou explicando o que se tratava a negociação, que não é em dinheiro vivo e sim em Transcon, que não são títulos públicos, e sim uma moeda do mercado imobiliário. Em seguida a Doutora Silvana falou um pouco sobre o PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) falando que a área da Sede seria destinada a lazer, igualmente ao Clube Português.

A Doutora Rita disse e explicou que o valor da Sede poderia ser avaliado em pouco mais de 3 milhões de reais apenas, devido ser um terreno dividido com unidade da Marinha, o que diminui o valor do VUP (Valor Unitário Padrão), e que é nível D (o pior) em relação a alguma coisa que ela explicou, e eu esqueci.

A proposta da prefeitura foi de “perdoar” a dívida do Bahia com a prefeitura (IPTU e ISS) que é em torno de 6 milhões e ainda indenizar o clube com Transcon, que como é uma moeda imobiliária, varia de acordo como momento do mercado, a estimativa por baixo é que seja de 26 milhões esse valor, já que a Prefeitura considerou a área com um maior VUP e ainda avaliou como nível 4, o maior, como se o terreno tivesse 175.000m² ao invés dos 27.000m² reais do terreno. Sendo que o Bahia seria detentor de um Transcon único, que é da Orla, que vale mais.

Feitas as explicações, foi aberto a perguntas. Wellington Cerqueira pediu a palavra e disse que uma desapropriação não tem como ser interrompida, que se entrasse na justiça, o valor seria depositado em juízo e que poderia demorar mais de 20 asnos até uma resolução final. Nestor Mendes e Ivan Carvalho, questionaram que se desfazendo de um patrimônio, o Bahia deveria investir em outro patrimônio. MGF respondeu dizendo que dificilmente esses Transcon voltariam em dinheiro de vez pro clube, que seriam em negociações múltiplas.

O conselheiro Carlos Santana questionou sobre como ficará a situação dos Sócios Patrimoniais e Remidos, e MGF disse que uma ideia que partiu de Ismerim, seria fazer uma nova Sede no novo CT, e que seria avaliada após o fechamento da negociação com a OAS que ainda está em andamento (aproveitando o assunto, ele disse que o Fazendão tem 130.000m² e que o novo CT terá aproximadamente 300.000m²)

Rui Cordeiro disse que fez a pedido do presidente um estudo sobre o valor da Sede e que é chegou ao valor de 42 milhões, e disse (ele que é do ramo imobiliário) que a proposta é boa, e que se os Transcon forem vendidos no valor da face (no máximo) consegue-se chegar a este valor. E mesmo com o deságio máximo, ficaria em 28 milhões. Jorge alguma coisa (o dono da Espetáculo) disse que era contra a negociação, pois ele não confia nesta prefeitura e etc. e tal, e que seria melhor verificar outras possibilidades para o local.

Logo após, Fernando Jorge disse que era uma boa negociação, pois a desapropriação aconteceria de qualquer jeito, elogiou a escolha de MGF pela Doutora Rita, dizendo que é advogada dele também, e cobrou a Marcelinho as eleições diretas.

Marcelinho efetuou a votação (por contraste) que por unanimidade (inclusive o de Jorge da Espetáculo) concordaram com a negociação da Sede de Praia com a Prefeitura. Marcelinho encerrou as 20:00 a Reunião do Conselho informando que ainda esta semana será convocada a Assembleia Geral com mesma pauta. No item “O que ocorrer” não houve nada.

Nenhum comentário: