quinta-feira, 15 de março de 2012

Sobre a intervenção do Bahia – desconstruindo alguns "mitos".


Diante dos últimos acontecimentos em relação ao Esporte Clube Bahia, mais especificamente em relação à intervenção decretada pela Justiça, achamos por bem vir a público fazer alguns esclarecimentos.
Inicialmente é importante dizer que a pessoas devem ter cuidado com certas informações que circulam pelas mídias sociais, rádios, sites, etc. Existem diversas pessoas e maus profissionais interessados em veicular notícias inverídicas com o único intuito de voltar os torcedores contra grupos e pessoas da oposição, que, em verdade, so querem ver o Clube regido por princípios e métodos democráticos, respeitando o torcedor, a lei e o estatuto do Clube.
Pois bem. Vamos desconstruir alguns “mitos” e argumentos fajutos que vem sendo insistentemente repetido por algumas pessoas.
1 – “Esse não era o momento pra uma intervenção.”
Em relação a esse argumento é necessário esclarecer duas coisas:
I – A ação na qual houve a sentença que determinou a intervenção no Bahia está tramitando desde de dezembro de 2011. Não foi proposta agora, em semana de BAVI.

II – Somente o Juiz pode decidir o momento de dar a sentença, nem o autor da ação nem o réu pode influenciar nessa decisão.
Assim, cai o primeiro “mito” a respeito da intervenção.
2 – “O Bahia vai ficar sem comando.” “os contratos não terão mais validade” “não vai ter BAVI.”
Esses boatos são todos inverídicos.
O Bahia não vai ficar sem comando. Justamente para isso a Justiça nomeou um interventor. Uma pessoa que não faz parte de qualquer grupo, seja situação ou oposição, e quem tem como tarefa organizar o Bahia para os seus sócios.

Os contratos e tudo que foi feito antes dessa decisão tem plena validade, e isso aj foi esclarecido, inclusive, pelo vice-presidente jurídico do Bahia.
Da mesma forma, vai ter BAVI, os jogadores continuam treinando, Falcão continua técnico e Angioni gestor... Funcionários podem e devem continuar exercendo suas tarefas normalmente!
3 – “Quando o Clube estava na séries B e C ninguém fez nada.”

Esse parece ser o pior e mais frágil dos “mitos”.
Essa luta por democracia no Bahia se arrasta há anos, talvez décadas. Desde o grupo “DEMOCRACIA TRICOLOR”, passando por diversos movimentos e grupos, tais como “CONSCIÊNCIA TRICOLOR” e, posteriormente, a “REVOLUÇÃO TRICOLOR”, é que se luta para mudar esses métodos escusos adotados pelos dirigentes do Bahia, ano após ano.
A RT, que foi criada em 2008 – quando o Clube estava na série B – fez diversas ações, dentro e fora dos estádios, sempre buscando a democracia no Clube.
Seguem alguns exemplos de ações promovidas pela RT:
Carreata em 2008:
Protesto em dia de Assembleia Geral em 2008:
Abaixo assinado “FORA RUY ACCIOLY” em 2009:
http://www.semprebahia.com/abaixo-assinado-contra-rui-accioly-vai-parar-no-stjd/

Protesto por eleições diretas e 2010:
http://www.revolucaotricolor.com.br/2010/02/revolucao-tricolor-protesta-novamente.html
Passeatas, carreatas, protestos, petições, abaixo-assinado, faixas, panfletos...
Quem se lembra da conferência Gigante Tricolor, feita exclusivamente por grupos de oposição? O Bahia estava na série B...
Muita coisa foi feita pela oposição, mesmo com o Clube na série B, antes até de Marcelo Guimarães Filho ser cogitado para Presidência do Bahia.
Vale lembrar que Fernando Jorge Carneiro, integrante do Movimento Unidade Tricolor, foi candidato a Presidência em 2005 e 2008, quando o clube estava na série B.
A intervenção decretada pela Justiça é a comprovação de que existem diversas irregularidades no Bahia, principalmente no que diz respeito ao quadro de sócios e conselho deliberativo. É isso que precisa mudar!
Por fim, propomos algumas reflexões, para que as pessoas entendam quem realmente está precisando esclarecer fatos:
Se não há nada de errado no Bahia, porque os dirigentes se recusam a cumprir ordem judicial e fornecer a listagem com os sócios do Clube?
Se o conselho foi legitimamente eleito, porque não foi apresentado em Juízo os documentos que comprovam essa situação? Inclusive a lista de suplentes registrada em cartório...
Com isso, acho que caem por terra os principais “mitos” criados para confundir o torcedor.

Saudações Tricolores!

41 comentários:

thiago disse...

seus lixos voces estao destruindo meu bahia seus lixo

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
RT disse...

Comentários com ofensas e palavrões não serão tolerados.

Anônimo disse...

Vcs ja leram que as atividades medicas param por conta disso? Ja se informaram que Gutierrez so esta faltando assinatura para regularizar? Quem esta pagando o hotel para a concentracao são vcs?

Anônimo disse...

porque apagaram o comentario seus lixos tao com medo

Anônimo disse...

Muito bem escrito e esclarecedor,somente os imbecis fecham os olhos diante dos fatos.Parabéns pela oposição qualificada. Ainda somos minoria, é muito difícil lutar contra aqueles que detèm veículos de comunicação em massa,porém verifico um crescimento exponencial no número de torcedores que buscam a transparência e democracia no bahia.

Anônimo disse...

democracia voces da oposicao querem destruir o bahia

Anônimo disse...

democracia voces da oposicao querem destruir o bahia

Marcos disse...

Belo texto, altamente elucidativo. Só não enxerga a verdade dos fatos quem não quer ou quem não alcança. Por falar do grupo do "não querer" acabei de ouvir a resenha do Zé Eduardo (Bocão), onde o Marcelinho Guimaraes usou vários argumentos para espalhar o terror e o pânico na torcida tricolor, parecia até que ele foi treinado pelo ex soldado Marco Prisco.
Claro que os radialistas dessa emissora apenas alimentaram esse entendimento e não fizeram nenhuma questão de fundo sobre a natureza do temor dele em abrir o clube, lista de sócios, formação do Conselho Deliberativo e etc.
Márcio Martins acusa o prefeito de Ipiaú pelo fato de ter comprado caixão sem licitação e ter diversas ações de improbidade na mesma resenha em que Marcelinho fala, onde o mesmo patrocinou uma eleição que viola os deveres da legalidade. Como aluno de Direito, perto de se formar, ele deveria se lembrar das aulas que fazem a relação entre a Moral e o Direito para saber que Marcelinho não pode continuar dirigindo o clube, enquanto se apura a sua conduta no processo eleitoral, ideia que Marcio Martins sustenta.
Edson Almeida coloca sua longeva carreira em prova quando apoia incondicionalmente a fala do presidente. Não quero imaginar que sua falta de imparcialidade resida no cargo comissionado que ele exerce no TCM, presidido por quem? Paulo Maracajá que voltou a se aliar com os Marcelos.
Zé Eduardo me nego a falar qualquer coisa, pois a postura deste é de conhecimento público.
Esta mídia simboliza o total descompromisso com a conduta ética e oferecem ao público uma informação, no mínimo, de má qualidade toda noite. Para encerrar este espetáculo de horror colocaram o presidente da Bamor,Jorge, que numa intervenção pouco audível somente escutei que ele pretende quebrar no pau o interventor do Bahia e que ele chamou de advogadozinho de merda. Torça ele, inclusive mais do que ele "torce" pelo Bahia, que a integridade física do interventor esteja assegurada durante todo esse processo, pois ele já passa a ser um suspeito imediato. Com o Jorge acabou a resenha e esse espetáculo de horror. Não posso comentar mais os próximos capítulos nessa emissora, pois o meu juízo não permitirá ouvir mais, como já faço comumente. Ou seja, não escuto.

Anônimo disse...

marcos va se catar vc nao e torcedor do bahia seu lixo

thiago disse...

olha ai seu marcos noticias de um saite da internet isso e mentir seu marcos

Galaticosonline Notícia - Médicos do Bahia páram atividades e laboratório suspende contrato tinyurl.com/85dky8r

voces estao destruindo o bahia seu marcos o que vc me responde ? meu querido ?
isso e pressao ?

thiago disse...

olha ai seu marcos noticias de um saite da internet isso e mentir seu marcos

Galaticosonline Notícia - Médicos do Bahia páram atividades e laboratório suspende contrato tinyurl.com/85dky8r

voces estao destruindo o bahia seu marcos o que vc me responde ? meu querido ?
isso e pressao ?

thiago disse...

Marcio Martins

Todas as eleições do Bahia foram feitas da mesma forma e no entanto Ngm nunca foi a justiça p anular nada. Vcs tão brincando c uma nação.

seu marcio martins postou isso no twitter dele agora voces da oposicao seu marcos me explique o porque ?

thiago disse...

Marcio Martins


O Bahia passou pela 2a e 3a, ficou sem Estadio p jogar e n ganha titulo desde 2002. Pq vcs n entraram c essa ação la atras? Miseráveis!

Tambem palavra dele porque ?
me respondam ?

thiago disse...

mais uma prova de que voces querem destruir o bahia oposicao agora me responda ?


Porém, caso a decisão do magistrado, que destitui além do presidente toda a atual diretoria tricolor, chegue à sede da FBF nesta sexta-feira (16), o momento crítico que passa o clube pode piorar. Contratos de jogadores como Souza, Zé Roberto, Ciro, Titi, Morais, Coelho, Rafael Donato entre outros que foram assinados no segundo mandato de Marcelo Filho, podem se tornar inválidos antes do clássico BaVi do próximo domingo (18), no Barradão, pela 15ª rodada do Baianão.

RT disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RT disse...

Marcos,

infelizmente tudo que você falou é verdade. O Bahia está envolto de pessoas que somente pensam em si, deixando os interesses do clube de lado.

Ao que criticam insistentemente, os comentários mostram que essas pessoas SEQUER leram o texto no qual estão comentando...
Porque se tivessem lido teriamm visto que isso não passa de uma mentira para enganar e amedrontar parte da torcida.
Ao invés de entenderem a situação, ficam escutando e lendo essas bobagens e reproduzindo por ai... É exatamente isso que os terroristas querem!

Cada um tem o que merece!

Anderson disse...

Essa galera que tá pegando matéria dos galáticos.com pq não mudam um pouco o rádio?
Então TOODASS outras rádios esportivas da Bahia são mentirosas? é isso?

thiago cancio disse...

Porque Estao todos contra vocees Barauna ontem chamou voces de burros e sao uns burros que estao destruindo o bahia

Anônimo disse...

Devolvam meu bahia seus porra

Marcos disse...

Marcelinho com o efeito suspensivo retornou ao cargo, mas lições ficaram. Confirmou-se que o Bahia vive um totalitarismo, a intervenção judicial explicitou a ilegalidade e o quanto é antidemocrática a gestão dos Marcelos. Ficou evidente com a desculpa do computador quebrado, que envergonhou o país, que ele não fez eleição, fez uma especie de golpe de estado.
Durante a curta intervenção, ele tentou se manter no poder usando a força bruta, fazendo uso de violência psicológica, quis o apoio da opinião pública instalando o terror, o medo. Como um bom caudilho se colocou como "Salvador da Pátria", inclusive com uso da parte expressiva da imprensa baiana e sua parcialidade no processo de manipulação das informações, cujo maior símbolo foi o Zé Eduardo e Marcio Martins.
A sua tirania se alimenta do controle da mídia local e da alienação de parte da torcida, cujo maior símbolo foram as organizadas como a Bamor, onde inclusive alguns membros ameaçaram publicamente de agressão física o interventor.
Por sua vez, a disputa politica continua, pois ficou demonstrado que ele não controla a oposição e que ela vai continuar a lutar pela democratização do clube, pois saiu com mais unidade e com novos apoios. Por exemplo, a opinião pública nacional tomou conhecimento de parte do lamaçal tricolor. Juca Kfouri postou no seu blog na íntegra a Carta Aberta da Revolução Tricolor explicando a natureza da intervenção, li os 50 comentários sobre este post no blog e tinha cerca de 90% favorável a intervenção judicial.
Marcelinho volta à presidência mais inho, menor. Está foto dele com seus seguidores comemorando a decisão favorável do mesmo Desembargador Gesivaldo Brito no Barbacoa, suou para mim com uma vitória de pirro. http://twitter.com/#!/atardeesporte/status/180756299066257408/photo/1
A expressão “vitória de Pirro”, é uma metáfora para descrever uma vitória, que foi alcançada de uma forma tão desgastada que no fundo vai ser infrutífera, não vai valer a pena. Marcelinho saiu moralmente mais arrasado, eticamente mais destroçado. Renovemos as esperanças

thiago disse...

Deixem mmeu bahia queto vio seus lixos que o presidente e legitimo, ao inves de intervir vao dar ideias pra melhorar o clube

thiago disse...

seu marcos voce nao tem condicoes de dirigir o bahia, se entra na justica pra entrar no clube e porque nao tem condiçoes de gerir o clube nao tem condicoes nem sabe o que e um clube que ficou tudo atrazado por causa da merda que voces fizemram deixe o meu bahia

thiago disse...

Deixem meu bahia queto que o clube ta andando certinho e o time ta bem vio nao deixem parado como voces deixaram tres dias

Anônimo disse...

seu marcos quem envergonhou o pais foi voces que o clube certinho e voces interditaram o clube seus merda

Anônimo disse...

seu marcos quem envergonhou o pais foi voces que o clube certinho e voces interditaram o clube seus merda

Anônimo disse...

voces nao sao oposicao vcs sao uns bosta nenhum clube do brasil tem isso nao voces querem se aparecer e todo mundo sabe disso

marcos disse...

Sim
Claro que eu sei que voces querem tirar dinheiro do bahia, a oas como patrocinador master, a nike como distribuidora de material, cota alta de tv claro que vcs querem tirar dinheiro do bahia vcs tenque saber que o bahia e maior que voces seus opositores de merda

Anônimo disse...

Tenque haver mesmo uma punição a esses joao maia, nestor mendes jr, pois nao tem poder dentro do clube e ainda prejudica o clube

thiago disse...

Quando a oposicao, vai ter condições de dirigir o bahia se nao tem poder dentro do clube, pra entrar no clube tenque pedir judicialmente sao uns fraco, é tipo me diga um clube do brasil que divulga a lista de socio e conselheros, procurei no site dos maiores e nao achei, é tipo marcelinho ta fazendo um belo trabalho pra nao dizer otimo, deixem meu bahia queto, quando tiver condicões de disputar uma eleicao pau a pau com marcelinho vai disputa mostra suas proposta mostra o que tem a fazer e nao ficar ai destruindo o clube….

Marcos disse...

Marcelo Guimarães F ‏ @marceloguima
Ôoooo, o tricolor voltou... O tricolor voltou.... Ôoooo a CPU voltou, ôoooo!. Isso mesmo, o presidente do Bahia postou isso no seu twitter depois da sua recondução ao cargo. Não foi nenhum chefe de torcida, como se poderia imaginar pelo texto. Uma enorme zombaria com a justiça, a torcida, com as pessoas de bem da nossa sociedade. Não cumpriu uma decisão judicial com a desculpa do computador quebrado, um desrespeito ao bom funcionamento do nosso aparelho judicial. Além de não ter sanções, ainda se manifesta com total desprezo a gravidade do ocorrido. Marcelinho está avaliando mal os acontecimentos, em função da sua arrogância, se coloca acima de tudo e de todos. Em vez de fazer uma análise mais profunda dá situação, admitir alguns erros, prefere não ouvir ninguém, não tirar nenhum aprendizado. Lembre-se que todo arrogante coleciona fracasso e é um especialista de dizer frases infelizes. Collor disse "eu tenho aquilo roxo " e teve que renuciar ao cargo para nao sofre um Impeachment. Sua indiferença com os fatos atuais, faz com que você pense que está saindo mais querido e menos odiado desse processo. Mas, assim como sua péssima frase, existem outras boas, como o dito popular que diz que "um povo de cordeiros sempre terá um governo de lobos". A torcida do Bahia sai desse processo com mais clareza de que precisa, parafraseando Casoy, passar urgentemente o Bahia a limpo.

Anônimo disse...

deixe de falar merda voce so fala merda, voces nao tem condicoes de dirigir um time como o bahia rapaz sao uns imcompetentes marcelinho ta estruturando o clube ta mudando oclube seu ridiculo

RT disse...

Analisando os comentários é fácil ver quem está certo quem está errado.

Enquanto o defensor destemperado da diretoria parte para agressão, fazendo comentários sem qualquer profundidade, quem defende a intervenção, de forma educada e embasada rebate os poucos argumentos que a situação tem...

Precisa falar mais alguma coisa?

RT disse...

Tiago, você quem saber um Clube do Brasilo que divulga a lista de sócios? Pois bem, anote ai alguns exemplos: Internacional, corinthians, Náutico... satisfeito?

Não acredita? Poi bem, veja ai:
http://www.internacional.com.br/eleicoes/secao.php?secao=1&id=12

Coincidentemente o Internacional é o Clube que tem mais sócios no Brasil, cerca de 110 mil.

Satisfeito?

thiago disse...

Rt voces nao tem condicoes de dirigir o bahia sao um bando de fraco e nao sao homens e marcelinho ta certo bando de otario destruidor do bahia
oooo a cpu voltou
o0ooo a cpu voltou

Anônimo disse...

voces nao sao oposicao do bahia sao uns lixos

Anônimo disse...

oooooo cpu voltoooo oooo a cpu voltoooooo

Marcos disse...

Quando vejo algumas discussões nos blogs sobre o Bahia, tenho cada vez mais certeza que existe um movimento majoritário na torcida que chamo de “fundamentalismo tricolor”. Um credo que tem dogmas como verdade absoluta.
MGF colocou o Bahia de volta à primeira divisão nacional. O time está liderando o campeonato baiano. O Bahia vai voltar a ganhar títulos e ser respeitado porque essa é a estrela tricolor. Ou porque simplesmente essa é a filosofia tricolor: nasceu para vencer. Divergir de algum desses princípios fundamentais é uma heresia.
Assim o clube não se abre ao diálogo. Como se uma crença irracional negligenciasse outros aspectos importantes como, por exemplo, modelo de gestão e sua legitimidade.
Fiel aos seus fundamentos, esse torcedor tricolor vira um servo. Desde 2001 não comemora um título baiano, seu presidente está assentado em fraudulentas eleições. Mas, no máximo, exige que ele pague os salários para não prejudicar o time em campo.
Não se questiona se aquele que dá a desculpa do computador quebrado, pode prestar conta das finanças.
Petronio, Maracajá, Marcelo Pai, Marcelo Filho formam uma tirania alimentada por esse fundamentalismo tricolor.

Anônimo disse...

marcos antes de falar merda crie projetos pra melhorar o bahia tenha poder pra entrar no bahia sem necessidade da justica ja disse 100000 vezes voces nao tem condicoes de dirigir o bahia

Marcos disse...

Assistindo as comemorações do centenário do Santos, lembro-me que o seu atual presidente é o Luis Alvaro Ribeiro, empresário, que com seu conhecimento no mundo dos negócios apresentou um projeto e interrompeu 10 anos de mandato de um Marcelo (Teixeira) numa eleição através de sócios torcedores com mais de 1800 votos e não este velho modelo de eleição através de conselho deliberativo com cerca de 300 "iluminados" conselheiros. A sua gestão é um novo paradigma no futebol, mantendo até agora seus grandes valores como Neymar e Ganso. Enquanto aqui outro Marcelo (Guimarães) não assume seu compromisso de democratizar o clube e comemora o feito de esconder computador da justiça.

Anônimo disse...

os proprios conselheros da oposicao seu ridiculo barrou o voto