sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

QUEM SÃO MESMO OS AUTORES?

Hoje é mais um aniversário do tricolor. E acreditamos que as palavras abaixo podem refletir o atual quadro dantesco em que estamos todos envolvidos como resultado da incompetência, irresponsabilidade, autoritarismo e falta de transparência de décadas de direção de um mesmo grupo.

Podemos dizer:

Às vezes é tão difícil disfarçar,

não ver que está jorrando sangue da ferida.

E continuar cantando estes longos, longos anos

de vida dividida, de vida bandida.

É só conferir através dos tempos:

essa estupidez chega a ser histórica.

É tão redundante, é tão previsível.

Como não bocejar diante desta retórica?

E que tal:

Era uma vez um homem e seu tempo...

(Botas e sangue nas roupas de Lorca).

Olho de frente a cara do presente

e sei que vou ouvir a mesma história porca.

Não há motivo para festa:

ora esta! eu não sei rir à toa!

- Fique você com a mente positiva

que eu quero é a voz ativa

(ela é que é uma boa!),

pois sou uma pessoa.

Não! Eu não sou do lugar dos esquecidos!

Não sou da nação dos condenados!

Não sou do sertão dos ofendidos!

Você sabe bem:

Conheço o meu lugar!

Ou então:

Estamos outra vez no fundo do buraco.

Você não tem vergonha e eu já não tenho saco.

Será que o presidente Marcelo Guimarães Filho se sentirá incomodado ao ler isso? Mas não se preocupe, senhor presidente, são só metáforas, não há qualquer possibilidade que se refiram ao senhor.

Afinal, as duas primeiras estrofes são da música Lobo Expiatório, de 1987, de autoria de Marcelo Nova, Karl Hummel e Gustavo Mullem, e interpretada pelo Camisa de Vênus. As duas seguintes pertencem à música Conheço o meu Lugar, de 1979, composta e cantada por Belchior. E a última estrofe faz parte da música O País do Futuro, de 1987, composta por Marcelo Nova e Robério Santana, e igualmente cantada pelo Camisa de Vênus.

Portanto, não há razões para processos ou queixumes. Afinal as músicas não foram dirigidas à atual direção do Bahia e sim compostas há mais de 20 anos.

Mas que se encaixam como uma luva lá isso se encaixam. Será que é porque o tal grupo está no poder há mais de 30 anos?

Nenhum comentário: